quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dentinhos !


Hamsters são roedores e portanto seus dentes estão em constante crescimento. Isso significa que o hamster precisa estar sempre "gastando" seus dentes, para que não fiquem grandes demais. Eles "gastam" os dentes roendo coisas duras. A maioria deles prefere roer as grades da gaiola, mas pode-se oferecer acessórios de madeira exclusivos para este fim, que são vendidos em Pet Shops. Biscoitos para cães (com sabor de cálcio ou vegetais) também são uma opção.

Se um hamster não tem o que roer, seus dentes podem continuar crescendo até perfurar sua boca ou mandíbula.
Os hamsters são uns dos poucos animais que já nascem com a dentição totalmente formada. Uma má formação dos dentes pode ter origem congênita, e os indivíduos de uma família afetada por esse problema não devem procriar.



Ocasionalmente, um hamster pode quebrar um dente. Quando isso acontece, o dente na posição oposta começa a crescer por falta de atrito. Pelo mesmo motivo, um dente pode crescer em excesso se o dente oposto estiver curvo ou torto. Isso ocorre com mais frequência com hamsters idosos. Cheque seus dentes regularmente, para se certificar de que eles estejam crescendo de forma correta. Para fazer isso, basta segurar seu hamster e puxar gentilmente a pele da nuca do hamster para trás. Essa manobra irá forçar o hamster a dar um "sorriso", revelando seus dentes.

Se o dente do hamster cresceu em excesso, ele pode ser aparado com um alicate especial. É preciso bastante cuidado para realizar a tarefa, por isso, é sempre aconselhável que os dentes de seu hamster sejam aparados pelo veterinário.

Alguns hamsters, conforme envelhecem, podem ter sérios problemas dentários. Há casos em que os dentes vivem quebrando. Hamsters idosos que têm dificuldade de comer por causa de seus dentes podem ser alimentados com comidas macias, como pão, ovo mexido (sem gordura, sal ou temperos), mingau de aveia (sem açúcar) e ração de hamster amolecida com água ou leite.

Cáries estão se tornando mais comuns em hamsters, provavelmente devido à crescente oferta de guloseimas para roedores, que levam ingredientes doces em sua composição, como mel, por exemplo. Os sintomas da cárie incluem dificuldade para comer, salivação e inchaço na face. Normalmente o tratamento consiste na extração do dente, sob anestesia geral.

Duvidas,Sugestões ou criticas mande um comentario, vou procurar fazer sempre o melhor para agradar voces :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário